Escala Geral

A Escala Geral corresponde a uma série de 97 sons que são empregados no meio musical. Esse conjunto de 97 sons é constituído de 57 sons naturais e 40 sons alterados e apresenta como base para fins de afinação a nota LÁ do chamado Diapasão Normal.

Nesse caso, o Diapasão Normal será o instrumento que vai emitir a nota LÁ do 2º espaço da pauta, presente na Clave de Sol, onde este processo servirá para a afinação de toda a instrumentação musical.

LÁ do Diapasão Maior

la-central

         Nesse aspecto é preciso que saiba que na Escala Geral o som que se apresenta de forma mais grave, dentre os 97 sons que compõem a Escala Geral, é o quinto Dó situado abaixo do Lá do Diapasão Maior. E o som que se mostra mais agudo na Escala dos 97 sons é o quarto Dó situado acima deste Lá. Entenda melhor o que está sendo explicado a partir do desenho que se segue.

escala-geral

A Escala Geral compreende 8 oitavas, sendo que estas oitavas são dispostas de forma numerada e partem da nota mais grave, tendo em vista que dessa forma a altura dos sons situados em suas respectivas oitavas ficariam mais determinadas sem que para isso seja necessário ter o auxílio constante das pautas e também das claves.

Inicialmente as oitavas foram numeradas a partir da nota Dó situada na segunda linha inferior da Clave de Fá quarta linha, que então passou a ser chamada de Dó. Inclusive este Dó corresponde a nota mais grave do Violoncello. Posteriormente com o surgimento dos instrumentos musicais que apresentavam notas mais graves, a ordenação das oitavas dentro da Escala Geral passou a ter uma nova numeração.

É preciso que nessa parte você preste bastante atenção pois essas alterações que ocorreram quanto a ordem de numeração das oitavas é que vão determinar se você de fato compreende ou não a Escala Geral da forma que ela se apresenta atualmente.

Dentre as mudanças que aconteceram você vai notar que as duas oitavas situadas abaixo do Dó 1 passaram a ser indicadas com o sinal de -1 (Dó menos 1) e Dó -2 (Dó menos 2).

DÓ Central

O Dó 3 passa a ser chamado de Dó central em função da sua localização na Escala Geral, uma vez que ele se apresenta no centro da Escala. Vale ressaltar que todas as notas existentes em cada oitava da Escala Geral possuem a numeração da oitava na qual estão situadas.

Um instrumento musical que apresenta todas as notas que constituem a Escala Geral é o Grande Órgão, já o instrumento que transmite a nota de forma mais aguda e nítida possível é o Flautin.

DIVISÃO DA ESCALA GERAL EM REGÕES

Em termos gerais a Escala está dividida em 5 regiões, que são:

  • Região Sub-Grave ou também conhecida como Gravíssima, que vai do Dó -2 ao Dó 1
  • Região Grave, que vai do Dó 1 ao Dó 2
  • Região Média, que vai do Dó 2 até o Dó 4
  • Região Aguda, que vai do Dó 4 ao Dó 5
  • Região Super Aguda ou também chamada de Agudíssima, que vai do Dó 5 ao Dó 7

Uma informação importante e que deve ser levada em consideração é que as regiões Grave, Média e Aguda são chamadas de Região Central. Essas Região apresenta uma extensão com cerca de 49 sons, sendo que destes 49 sons, 29 são naturais e 20 são alterados.

Em relação as Claves, as regiões da Escala Geral podem ser escritas da seguinte forma:

  • A Região Grave pode ser escrita na Clave de Fá da terceira e quarta linha
  • A Região Média pode ser escrita na Clave de Dó da segunda, terceira e quarta linha
  • A Região Aguda pode ser escrita na Clave de Sol e Dó da primeira linha

Por fim, ao fazer a leitura das informações citadas acima você poderá compreender da melhor forma possível os principais pontos que envolvem o tema Escala Geral como as oitavas que constituem essa escala assim como também a sua divisão em regiões e como cada região é transcrita dentro da Escala Geral.

About The Author

William Cezario

Originário de Brasília DF, iniciei meus estudos musicais na CCB do Gama-DF aos 9 anos de idade, Hoje sou encarregado musical, e profissionalmente sou músico na Banda de Música do CBMDF. Este site tem por objetivo a troca de experiência musical entre os músicos da CCB e a qualquer outro admirador da arte musical.

Comentários

8 Comments

  • Sandro

    Reply Reply 19 de outubro de 2016

    PARABENS ir pela iniciativa da divulgaçao da teoria da musica.

  • Adicelio silva do Nascimento.

    Reply Reply 11 de novembro de 2016

    Deus a bensoi pelo belo trabalho irmão paz de Deus

  • edmilson

    Reply Reply 21 de abril de 2017

    nossa me ajudou bastante
    Deus abençoe

  • Oliveira

    Reply Reply 23 de junho de 2017

    parabéns meu caro irmão em Cristo Jesus

  • Érick

    Reply Reply 30 de junho de 2017

    Deus te abençoe, essas informações foram muito úteis!!!!!

  • geraldo francisco das chagas

    Reply Reply 12 de março de 2018

    parabéms willian, belissima explanação,matéria muito bem explicada,me ajudou muito,DEUS o abençoe. chagas são joão del rei-mg

Leave A Response

* Denotes Required Field