4º Módulo – Pentagrama, Clave, Notas musicais, Linhas e espaços suplementares, Linha de Oitava

PENTAGRAMA OU PAUTA MUSICAL

(do grego Penta = cinco e grama = linha)

Pentagrama

Pentagrama é um conjunto de 5 linha e 4 espaços que servem para escrever a NOTAÇÃO MUSICAL.

NOTAÇÃO MUSICAL

Notação Musical é o conjunto de todos os símbolos que compõem uma partitura musical.

Em um conceito mais específico, Pentagrama é o conjunto de cinco linha horizontais, paralelas, equidistantes, que forma entre si quatro espaços e é utilizado para escrever toda a notação musical.

As linha e espaços do Pentagrama são contados de baixo para cima.

CLAVE

(Do latim chave)

A CLAVE é colocada no início de cada Pentagrama e serve como referência para nomear as notas musicais. A Clave dá o seu nome à notas escrita em sua linha, e partindo desta nota, pela sequência natural, descobre-se o nome das demais notas. (veja no vídeo deste artigo a explicação detalhada)

Quadro de claves

NOTAS MUSICAIS

Entre as propriedades do som, tratadas no 1º Módulo, falamos da Altura, que é a propriedade que nos permite distinguir entre os sons graves e sons agudos, e as NOTAS MUSICAIS são os símbolos que representam graficamente estes sons.

Estas NOTAS são colocadas nas linha e espaços do PENTAGRAMA que, em uma escala ascendente parte dos sons graves para os sons agudos e numa escala descendente parte dos sons agudos para os sons graves, como mostrado a seguir:

Notas

Apesar das notas se repetirem indefinidamente, tanto no sentido ascendente quanto no descendente, existem apenas 7 (sete) nomes e/ou sete letras para identificar todas elas:

sifras 1Se partirmos da letra “A”, a disposição será a seguinte:

sifras 2Como deu para perceber, os nomes das notas não têm muita relevância, você pode chamar a nota de qualquer nome que não fará muita diferença. Porém o que mais importa é a altura do som que ela representa. Este sim, não muda.

Baixe o arquivo abaixo e aprenda a decorar as notas musicais em 5 Etapas

Como decorar as Notas Musicais em 5 Passos-PDF

Nunca te envio spam

LINHAS E ESPAÇOS SUPLEMENTARES

Quando os notas ficam muito agudas ou muito graves e não acham representação dentro do PENTAGRAMA, usa-se as Linhas e Espaços Suplementares Superiores e Inferiores.

As linhas e espaços suplementares são contados a partir do PENTAGRAMA, tanto do pentagrama para cima quanto do pentagrama para baixo. Teoricamente o uso de linhas suplementares é ilimitado, porém na prática procura-se utilizar no máximo 5 linhas.

linhas suplementares

LINHA DE OITAVA

Ao utilizarmos uma sequência indefinida de notas, a cada 8 notas a sequência se repete. Por exemplo, se iniciarmos uma escala com a nota dó, ao passarmos por todas as outras notas encontraremos outro que daí iniciará outra sequência. A esta repetição de sequências é o que se denomina OITAVA.

Para distinguir uma nota de sua oitava utiliza-se a numeração das oitavas como mostrado a seguir.

oitavas

A LINHA DE OITAVA é colocada acima ou abaixo de um grupo de notas, indicando que estas devem ser executadas uma oitava acima ou abaixo em relação à posição em que estão escritas. São utilizadas para facilitar a leitura onde haveria muitas linha e espaços suplementares.

Na verdade esta nota oitavada se trata de outro som com, exatamente o dobro de vibrações no caso de uma oitava acima, e com a metade de vibrações no caso de uma oitava abaixo.

Linha de oitava

DIAPASÃO

diapasão

A altura de uma nota musical não é escolhida aleatoriamente, pelo contrário, cada nota musical tem a sua frequência de vibrações medida em Hertz. Por exemplo: o Lá 3 possui 440 Hertz ou 440 vibrações por segundo. Pode acontecer de um instrumento tocar uma nota fora da frequência exata. Para corrigir esta distorção utiliza-se o DIAPASÃO, que serve para aferir a afinação dos instrumentos ou vozes. Há também diapasões eletrônicos chamado de afinadores, onde cada som é indicado pelas 7 letras que nomeiam as notas musicais.

About The Author

William Cezario

Originário de Brasília DF, iniciei meus estudos musicais na CCB do Gama-DF aos 9 anos de idade, Hoje sou encarregado musical, e profissionalmente sou músico na Banda de Música do CBMDF. Este site tem por objetivo a troca de experiência musical entre os músicos da CCB e a qualquer outro admirador da arte musical.

Comentários

6 Comments

  • michaell

    Reply Reply 9 de outubro de 2016

    estou comesando agora qual e o ponto para entender melhor os tempos as claves e as figuras de som e de silencio

    • William Cezario

      William Cezario

      Reply Reply 13 de outubro de 2016

      Assista os vídeos na sequência dos módulos que lá você encontrará todas as explicações sobre estes assuntos.

  • fausto henrique de melo rodrigues

    Reply Reply 14 de fevereiro de 2017

    gostei muito da explicação .

  • rubens

    Reply Reply 18 de setembro de 2017

    olá,já estou passando por aqui.jóia

  • Karolyne

    Reply Reply 26 de setembro de 2017

    Alguém sabe me responder qual é as posições das alterações nas claves de sol , de dó e de fá? Preciso disso pra hj pfv

Leave A Response

* Denotes Required Field