12º Módulo – Expressão, Compassos Alternados.

Expressão?

É o conjunto das características de uma composição musical que podem variar de acordo com a interpretação.

Engloba variação de andamento, intensidade e a forma como as notas são cantadas ou tocadas, individualmente (acentuação e articulação) ou em conjunto (fraseado).

A expressão distingue uma execução mecânica e excessivamente precisa, de uma boa interpretação, que consegue transmitir as emoções desejadas pelo compositor e pelo próprio intérprete.

Alguns hinos trazem uma indicação de expressão logo após a marcação de velocidade. Embora todos os hinos devem ser tocados conforme a inspiração de sua poesia.

Seus significados e formas de interpretações:

Solene

Pomposo, Magníficos.

Majestoso

Suntuoso, grandioso, imponente.

Com júbilo

Com grande alegria ou contentamento.

Com veneração

Ato ou efeito de venerar, com respeito e devoção.

Com submissão

Ato ou efeito de submeter-se. Obediência voluntária.

Com humildade

Virtude que dá o reconhecimento das próprias fraquezas.

Nota:

Os hinos de louvores e súplicas a Deus Devem ser sempre entoadas de forma Sacra e com reverência a Deus. Observando-se estritamente a poesia e o texto musical, sem modificações, ornamentos ou floreados. A Orquestra na Congregação Cristã no Brasil tem como objetivo auxiliar a Irmandade a cantar com esse sentimento.

As marcações de velocidade colocadas no início dos hinos determinam os limites dentro dos quais os mesmos deverão serem tocados, sendo recomendável que o andamento fique na média entre as velocidades mínima e máxima indicadas.

A interpretação dos hinos, O que diz respeito à intensidade do som e a forma de execução, independentemente da fórmula de compasso, deve ser adequada à inspiração da poesia. Portanto, recomenda-se tocar sempre considerando a poesia de cada hino.

Determinados hinos trazem, logo após a marcação de velocidade. Uma indicação interpretativa (Por exemplo, “solene”, no hino 310), cuja finalidade é alertar para uma forma de interpretação mais específica.

Compassos alternados

São formados pela junção de dois ou mais compassos de fórmulas diferentes, tocados alternadamente.

As fórmulas de compassos poderão ser escritas agrupando os tempos (números superiores) junto à armadura de clave ou escritas em cada compasso onde houver a mudança.

About The Author

William Cezario

Originário de Brasília DF, iniciei meus estudos musicais na CCB do Gama-DF aos 9 anos de idade, Hoje sou encarregado musical, e profissionalmente sou músico na Banda de Música do CBMDF. Este site tem por objetivo a troca de experiência musical entre os músicos da CCB e a qualquer outro admirador da arte musical.

Comentários

9 Comments

  • Carolina Ramos Silva

    Reply Reply 25 de janeiro de 2017

    apdD irmão William.

    Gostaria de saber se é preciso definir com essas palavras corretamente cada expressão musical. Pois entre si as definições são muito parecidas…

    Deus abençõe. Meu teste para oficialização é no dia 01 de fevereiro agora, e não gosto de ficar decorando as definições pois prefiro entender e saber expressar com as minhas palavras.

    • William Cezario

      William Cezario

      Reply Reply 25 de janeiro de 2017

      Amém, irmã Carolina.
      Atente para o significado do palavra, este te dará o sentimento que está sendo pedido.
      Claro que não precisa responder exatamente como está explicado, você pode responder com suas palavras, desde que se dê um bom entendimento da expressão desejada.
      Um grande abraço.

  • Milene Santos Agostini

    Reply Reply 15 de março de 2017

    a paz de Deus irmão eu queria saber o que é com veneração???

    • William Cezario

      William Cezario

      Reply Reply 23 de março de 2017

      Veneração é adoração, honra.
      Há hinos que são de súplica, outros históricos, outros de meditação e outros de Veneração e adoração.
      Em qualquer destes sentimentos há veneração a Deus. porém quando vem expresso “com veneração”, é exclusivamente só adoração, só veneração.
      A indicação “com veneração” é para chamar a atenção do músico para aquele momento exclusivo e sublime de adoração e veneração a Deus.
      Deve-se extrair da música do hino neste momento todo sentimento de adoração.
      Eliminando todo sentimento carnal e cobrindo-se de toda humildade para ofertar o seu som a Deus.

  • Jorge. Luiz .serra rs.

    Reply Reply 31 de março de 2017

    Jesus continue te. Abençoando as suas aulas são uma bênção continue nesta paciência para o ensino o senhor. E contigo… Jorge. Luiz. Serra. Es.

  • José Luís Aparecido Corrêa

    Reply Reply 15 de junho de 2017

    A paz de Deus​…a dúvida de meus alunos e sobre compassos alternados, já pesquisei mas não achei nada na internet…se fosse pra explicar vc poderia me dar uma ajuda?

  • rubens

    Reply Reply 25 de julho de 2017

    Aprendi e estou aprendendo muito com suas aulas,e quero continuar á aprender neste
    fantástico mundo da música

Leave A Response

* Denotes Required Field