11º Módulo – Andamento, Dinâmica, Articulação

Andamento Musical

É a velocidade que se emprega na música e regula a duração dos sons.

Consideram-se três tipos de andamentos: lentos, moderados e rápidos.

Conforme vimos no 3º módulo, o andamento pode ser determinado pelo metrônomo e nas partitura eles vêm indicados acima do primeiro pentagrama ou período.

andamentos

Agógica

Agógica é variação do andamento de uma obra musical que pode ser momentânea, parcial; normalmente é indicada através de palavras abreviadas:

01 agógica

Nota 1: algumas partituras aparecem o termo “poco rall.” que significa pouco rallentando. Deve-se reduzir o andamento gradativamente, a partir da letra “p”.

Dinâmica

É a variação da intensidade dos sons. Como vimos no primeiro módulo, intensidade é a propriedade de um som ser fraco ou forte; a dinâmica faz variar o volume de som e é indicada pelas seguintes palavras abreviadas ou sinais:

02 dinâmica

Articulação

É a maneira como se pronuncia as notas musicais.  Articular é pronunciar com distinção e clareza (grupos rítmicos ou melódicos) para tornar o discurso musical inteligível.

Cada família de instrumentos ou voz usa recursos distintos para criar as articulações, porém sem interromper a melodia ou a fala, portanto, não deve haver respiração entre as notas.

Para determinar as diversas articulações utiliza-se pontos de diminuição, sinais ou palavras:

Legato

É a execução ligada. As notas devem ser tocadas com valor exato sem que haja silêncio entre elas. Deve ser utilizadas nas ligaduras de valor e de portamento.

03 legato

Staccato

É a execução de sons destacados (staccato simples). As notas devem ser tocadas com a metade do seu valor, a outra metade é pausa. “staccato” palavra em italiano que significa destacado. Nos métodos e partituras para as cordas, normalmente se utiliza a palavra em francês “Detaché”.

04 stacatto

Portato

É a execução semiligada (staccato Brando). As notas devem ser tocadas com três quartos do seu valor, o restante é pausa. No hinário para as cordas esta articulação está indicada com sinal dupla arcada.

05 Portatto

Tenuto

É a execução sustentada da intensidade e do valor completo da nota. Deve-se evitar a sua utilização nos hinos, pois pode produzir o defeito no som conhecido como “efeito barriga”.

05 tenuto

Martellato

É a execução com acento muito forte como a batida de um martelo. As notas devem ser tocadas com um quarto do seu valor e o restante é pausa. Provoca um efeito seco.

06 martelato

Obs.: as sílabas utilizadas nos exemplos acima para as diversas articulações são meramente ilustrativas.

About The Author

William Cezario

Originário de Brasília DF, iniciei meus estudos musicais na CCB do Gama-DF aos 9 anos de idade, Hoje sou encarregado musical, e profissionalmente sou músico na Banda de Música do CBMDF. Este site tem por objetivo a troca de experiência musical entre os músicos da CCB e a qualquer outro admirador da arte musical.

Comentários

1 Comment

  • Edenildo M Silva

    Reply Reply 15 de abril de 2017

    muito bom !

Leave A Response

* Denotes Required Field